Nossa História

Nossa escola foi fundada pelos imigrantes alemães que se fixaram na Linha Brasil, interior de Nova Petrópolis, a partir da segunda metade do século XIX. No ano de 1898, criaram a Schullgemeinde - escola, igreja e casa do professor, o núcleo inicial que marcou a colonização alemã, dando origem à Escola Bom Pastor.

A trajetória da Escola Bom Pastor se tornou mais conhecida a partir de 1922, com a chegada do Pastor Paulo Evers, natural da Alemanha, à Linha Brasil. Aqui o pastor exerceu seu ministério religioso e educacional até 1978, sempre valorizando o trabalho comunitário. Pastor Paulo Evers, por sua luta e perseverança, tornou-se um exemplo a ser seguido e o grande idealizador da escola, envolvendo sua família e mobilizando toda a comunidade em torno da causa educacional.

Com a visão de um empreendedor na educação, seu projeto começa a ganhar forma com a criação da Associação Educacional Linha Brasil, em 1953, o início do curso ginasial e funcionamento do internato de alunos, em 1955, e anos mais tarde, em 1966, com a criação da Escola Agrícola; preocupado com a situação de pobreza do agricultor - queria levar aos agricultores, novas técnicas para o cultivo da terra através da instrução dos filhos.

Dentro da perspectiva de acompanhar a evolução e atender as conseqüentes demandas que estão surgindo, a Escola Técnica Bom Pastor implantou, em 2004, dois novos cursos: Técnico em Paisagismo ( em parceria com a Escola de Paisagismo Toni Backes ) e o Técnico em Meio Ambiente, mais tarde, em 2011, foi criado o curso Técnico em Agrimensura.

Linha do Tempo