Atividade da Semana - 18 a 22 de março

Resumo das ações da Escola Técnica Bom Pastor

VISITA DE ESTUDOS AOS TRÊS PODERES DO RS

Docentes do itinerário de Ciências Humanas e Sociais aplicadas, com o apoio da Equipe Pedagógica e Direção da Escola Técnica Bom Pastor, levaram estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio para a capital Porto Alegre, com o intuito de conhecer mais sobre os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) do RS. A saída de estudos, realizada na segunda-feira, 18 de março, proporcionou para os estudantes das turmas EM 23 e EM 33, visitas à Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz), Assembleia Legislativa e Palácio Piratini. Acompanhados pelos professores Sílvio Peters (Sociologia; Projeto de Vida e Solidariedade e Movimentos Sociais); Fabiano Hanel dos Santos (História; Cooperativismo e Empreendedorismo) e pela professora Cristel Roloff (Geografia; Metodologia de Projetos e Diversidade Cultural e Territórios), além da Psicopedagoga Cláudia Blassle, os estudantes vivenciaram o ambiente do Centro Histórico de Porto Alegre e tiveram contato direto com objetos de estudo das aulas teóricas.

CARTEIRAS DE ESTUDANTE NO BOMPA

Integrantes do DCE da FEEVALE vieram até a Escola Bom Pastor na terça-feira, 19 de março, para realizar a produção de Carteiras Nacionais do Estudante 2024. A ação, ocorrida no auditório da escola, resultou na confecção de 61 carteiras, documento válido por um ano e que confere descontos em eventos culturais, transporte escolar, dentre outros. A confecção das carteiras, ação que englobou tanto estudantes quanto profissionais da educação do Bompa, foi resultado da parceria entre Escola Bom Pastor e FEEVALE.

ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO FIZERAM TRILHA ECOVIV

A turma de 1º ano do Ensino Médio EM 11 realizou, na quarta-feira, 20 de março, a Trilha Ecológica do ECOVIV. Orientados e acompanhados pelo professor Sílvio Peters (Sociologia; Projeto de Vida; Solidariedade e Movimentos Sociais); do Técnico Agrícola, Cláucio Pezamosca e da coordenadora do programa ECOVIV, Verônica Seefeld, os estudantes percorreram caminhos em meio à mata nativa, nos arredores da Escola Bom Pastor. Na trilha, que teve duração aproximada de 1h45min, os alunos aprenderam sobre características geográficas, bem como fauna e flora da região. Na próxima quarta-feira, 27 de março, será a vez da turma EM 12 fazer a Trilha Ecológica ECOVIV, atividade elaborada para enriquecer ainda mais os conteúdos de componentes curriculares como Geografia; Biologia; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Qualidade de Vida Através de Práticas Esportivas, dentre outros.

VISITA TÉCNICA AO VIVEIRO FLORESTAL DA TANAC/TANAGRO

Os alunos da turma TAGRO 31, do Curso Técnico em Agropecuária do Bompa, foram até a cidade de Triunfo, no dia 22 de março, conhecer o Viveiro Florestal da TANAC/TANAGRO. A saída de estudos, que compôs as atividades programadas da disciplina de Silvicultura, foi organizada e acompanhada pela professora Danira Padilha (Uso Sustentável dos Recursos Naturais; Silvicultura; Legislação Agropecuária). Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas da produção de mudas em um viveiro florestal de grande porte, especializado em acácia-negra, incluindo aspectos da infraestrutura e gestão.

ELEIÇÃO DO GEBOP 2024 – 2025

A diretoria 2024 - 2025 do Grêmio Estudantil Bom Pastor (GEBOP) foi eleita por aclamação na manhã de sexta-feira, 22 de março. A votação, feita de forma presencial, no auditório da escola, foi realizada com todas as turmas do Ensino Médio do Bompa e contou com um momento de citação de todos os integrantes da chapa, bem como uma apresentação das propostas da diretoria eleita. A supervisora do Ensino Médio do Bompa, Rejane de Castro, organizou todo o processo de votação, com auxílio do quadro de professores.

SEGUNDA PARTE DAS VISITAS AO MEMORIAL AMSTAD E PINHEIRO MULTISSECULAR

Nos dias 18 de 19 de março houve a sequência e finalização das visitas ao Memorial Amstad e Pinheiro Multissecular, na localidade de Linha Imperial. As turmas de Ensino Médio que ainda não haviam feito a visita de estudos, foram acompanhadas pelos professores do Ensino Médio, Sílvio Peters (Sociologia; Projeto de Vida e Solidariedade e Movimentos Sociais); Fabiano Hanel dos Santos (História; Cooperativismo e Empreendedorismo); Luan Arend (Química; Laboratório para a Vida: da Teoria à Prática); Gracieli de Brida Sperotto (Língua Portuguesa; Produção Textual e Oratória); Grasiele Noer (Espanhol; Língua Portuguesa e Produção Textual e Oratória); Angelo de Freitas (Matemática e Matemática Financeira) e Douglas Libardi (Física e Ciência e Inovação Tecnológica). As visitas, organizadas pelo corpo docente, em conjunto com a Equipe Pedagógica e Direção da escola, compõem os projetos interdisciplinares “Jovem Empreendedor” e “Feira das Profissões”, programados para o ano letivo de 2024 na Escola Bom Pastor, além de serem atividades que aludem ao Bicentenário da Imigração Alemã.