Estudantes do Ensino Médio elaboram trabalho sobre o filme ?A Escavação?

Professores de Ciências Humanas e Ensino Religioso desenvolveram atividade interdisciplinar

Alunos das turmas de 1º ano da Escola Técnica Bom Pastor usaram a criatividade para elaborar trabalhos baseados no filme “A Escavação”. A atividade, desenvolvida pelos professores Cristel Roloff, Fabiano Hanel dos Santos, Leonardo Bartel e Sílvio Peters, compreendeu as áreas de Ensino Religioso, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Um aula interdisciplinar online, realizada pelos professores no dia 23 de março, em uma sala virtual criada na plataforma de ensino LMS, contou com a participação de 93 alunos e deu início à atividade. Ao todo, 31 trabalhos foram produzidos pelos estudantes, que trabalharam em trios e utilizaram como base suas considerações sobre o filme “A Escavação”, discussões em aulas online e referências disponibilizadas pelos professores.

Após a aula online com os professores, os estudantes tiveram um prazo de três dias para desenvolver uma pesquisa sobre os diversos assuntos apresentados. Questões como a localização na qual o enredo do longa metragem se passa, como se deu o processo de escavação no filme, de que forma eram realizados os rituais religiosos dos povos apresentados e quais preconceitos sociais  a produção evidenciou, foram abordados e discutidos. Por fim, os alunos tiveram até o dia 1º de abril para compilar os resultados de suas pesquisas e discussões em documentos e enviar esses materiais por e-mail para os professores.

De acordo com a professora de Geografia, Cristel Roloff, o projeto “A Escavação“ proporcionou uma experiência única. “Essa atividade promoveu debates muito ricos, além de conectar diversos conteúdos. Isso permitiu uma reflexão sobre arqueologia, poder e conhecimento”, destacou. Para o professor de História, Fabiano Hanel dos Santos, a iniciativa abordou diversos temas significativos da vida humana. “O filme proporcionou diversos aprendizados arqueológicos, sociais, culturais, geográficos, filosóficos e históricos. Os alunos obtiveram conhecimentos sobre povos que viveram suas realidades em espaço e tempos diferentes, que no filme acabam se encontrando para uma nova história”, pontuou.

Segundo o professor de Sociologia e Religião, Sílvio Peters, a atividade conjunta foi de grande importância no reforço das práticas metodológicas de ensino e aprendizagem nas aulas das Ciências Humanas e Ensino Religioso. “O projeto propiciou a busca do conhecimento por meio da análise cinematográfica como uma fonte histórica, social, cultural, geográfica, filosófica, espiritual e ambiental. Optamos trabalhar com o filme por se tratar de um recurso que estimula nossas experiências e emoções, abordando diferentes linguagens: falada, visual, musical e escrita”, enfatizou.

Para o professor de Filosofia, Leonardo Bartel, o projeto trouxe uma produção cinematográfica que aborda um período histórico no qual a humanidade se voltou para questões como identidade cultural, tradição e memória. “O longa metragem mostra uma época na qual as ideologias estavam em franco confronto pela supremacia mundial, o que representou uma séria ameaça aos valores humanos. Analisar esse cenário provoca uma importante reflexão, especialmente para os estudantes, que se vêem imersos em uma conjuntura política que parece estar tomando formas semelhantes às retratadas no filme”, explicou o professor, que reforçou ainda a importância do trabalho em conjunto dos professores, que conferiu aos estudantes a oportunidade diferenciada de aprimorar sua compreensão do mundo.