Feira do Conhecimento do Bompa foi visitada por mais de mil pessoas

Mostra reuniu 62 pesquisas científicas elaboradas por estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor

A 12ª edição da Feira do Conhecimento da Escola Técnica Bom Pastor, realizada nos dias 16 e 17 de julho, no ginásio da escola, foi um verdadeiro polo de conhecimento, descobertas e curiosidades. A feira, que contou com 62 pesquisas, produzidas pelos estudantes do Ensino Médio da escola, com orientação dos professores, teve a seguinte classificação final: 1º lugar: Deslizamentos de Terra em Nova Petrópolis; 2º lugar: Libras; 3º lugar: A Ressurgência do Neofascismo e a sua relação com a Geopolítica Latino-Americana pós-Guerra Fria. Em 2024, o evento foi visitado por, aproximadamente, 1.200 pessoas, reforçando sua relevância no cenário regional de eventos científicos estudantis. Entre os visitantes da feira, as turmas de estudantes e professores das escolas 1º de Maio; Augusto Guilherme Gaedicke; Luiz Loeser; Otto Hoffmann; Padre Amstad; Padre Werner; Pedro Beck e EMEF Bom Pastor, de Nova Petrópolis, além das Instituições de Ensino 25 de Julho e Santa Joana Francisca, de Picada Café. Este ano, a Feira do Conhecimento contou com um horário diferenciado, encerrando às 19h30min no primeiro dia, proporcionando a visita de pais, familiares e comunidade escolar.

Projetada para ser acolhedora e convidativa aos visitantes, a 12ª Feira do Conhecimento contou com um layout padronizado de exposição das pesquisas, além de contar com uma área de recepção, venda de lanches, organizada pelo Grêmio Estudantil Bom Pastor (GEBOP) e estandes temáticos de visitação, sendo um da Universidade Feevale, outro da Universidade Unisinos e um do Curso Técnico em Agrimensura do Bom Pastor, além de um espaço para a Escola de Idiomas KNN e outro destinado à Escola Técnica de Aviação Otto Ernst Meyer, de Porto Alegre. Além do espaço montado no ginásio da escola para a feira, a Direção e a Equipe Pedagógica, em conjunto com integrantes do GEBOP, organizaram recepções e um tour pelas dependências da Escola Bom Pastor às dez Instituições de Ensino que visitaram o evento científico.

Para o diretor geral da Escola Bom Pastor, Adriano Fiorini, a evolução da Feira do Conhecimento do Bompa chama a atenção de forma muito positiva. “Com toda a certeza, a Feira do Conhecimento deste ano superou todas as nossas expectativas, que já eram bem altas. Esse resultado espetacular foi alcançado graças à dedicação da Equipe Pedagógica, Setor Administrativo, Comissão da Feira do Conhecimento, Corpo Docente, funcionários, enfim, de toda a equipe do Bompa. A qualidade das pesquisas dos nossos estudantes foi impressionante, rendendo diversos elogios dos visitantes. Mais do que nunca, a Escola Técnica Bom Pastor comprova sua excelência por meio de um evento bem organizado e repleto de valências, que são marcas da nossa filosofia de ensino”, afirmou o diretor, que corroborou a fala do presidente da Comissão da Feira do Conhecimento, professor Angelo de Freitas também fez questão de agradecer a todos os visitantes, em especial aos funcionários do Bompa, familiares dos estudantes e comunidade escolar, bem como ao prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, que marcou presença e discursou na abertura do evento e à diretora da EMEF Bom Pastor, Daniela Utzig. Confira as pesquisas vencedoras da 12ª Feira do Conhecimento da Escola Técnica Bom Pastor:

1º lugar: Deslizamentos de Terra em Nova Petrópolis (Premiação de R$ 300,00)

Bianca Danielli Simon, Bianca Vitória Marcon, Sabrina Zappe

2º lugar: LIBRAS (Premiação de R$ 150,00)

Amanda Collin dos Santos, Eduarda Ackermann da Silva, Luiza Kiekow Nienow

3º lugar: A ressurgência do neofascismo e a sua relação com a geopolítica latino-americana pós Guerra Fria (Premiação de R$ 100,00)

Celso Alberto Acosta da Rocha Jr., João Pedro de Lima Altreider, Larissa Gabriela Schuck Mielke