Gincana Pedagógica de 125 anos do Bompa mobilizou todo o Ensino Médio

Atividade pedagógica contou com mais de 30 atividades baseadas no aniversário da escola

A tradicional Gincana do Bompa teve uma edição especial em 2023. Os temas principais da atividade pedagógica, que envolveu todos os estudantes do Ensino Médio, foram os 125 anos da Escola Bom Pastor e nove valores humanos: cooperação; cordialidade; empatia; ética; honestidade; humildade; lealdade; respeito e responsabilidade. A gincana iniciou no mês de março e se estendeu até o dia 1º de setembro, contando com 39 tarefas dos mais variados tipos. Entre os desafios propostos pela Equipe organizadora Hakuna Matata, formada pelo corpo docente, equipe Pedagógica e Direção da escola, estavam charadas, que envolviam conhecimentos sobre a história da Escola Bom Pastor, produções artísticas, observação das normas de conduta da instituição de ensino e ações solidárias, com arrecadação e doação de alimentos e obras literárias. A equipe campeã da Gincana de 125 anos do Bompa foi a Responsabilidade (turma EM 33), com 1.518 pontos, seguida da equipe Humildade (turma EM 31), com 1.509 pontos e da equipe Cooperação (turma EM 32), que somou 1.378 pontos.

O ponto alto da Gincana do Bompa foi no dia 1º de setembro, data na qual foi comemorado o aniversário de 125 anos da Escola Bom Pastor e a maioria das tarefas foi realizada pelas nove equipes. Em seus quartéis generais, montados nas salas de aula, os estudantes resolveram enigmas, criaram artes e tiveram que encontrar objetos. Nas tarefas externas, as equipes apresentaram uma paródia, com coreografia, destacando a Escola Bom Pastor, além da tarefa esportiva “basquete cego”, buscas que envolviam tirar selfies em pontos estratégicos da escola e, por fim, um jogo de adivinhação, que consistia em associar objetos à Equipe Organizadora Hakuna Matata. Na Gincana de 125 ano do Bompa, as tarefas solidárias resultaram na arrecadação de mais de 60 quilos de alimentos, para a campanha de 50 anos do Graxinha e mais de 100 livros, doados para a Iniciativa Aumigo Livro, de Nova Petrópolis.

O encerramento oficial da gincana pedagógica ocorreu no dia 27 de setembro, no hall de entrada da escola com a entrega da premiação. O diretor geral da Escola Bom Pastor, Adriano Fiorini, parabenizou as três melhores equipes da gincana, Responsabilidade (turma EM 33), Humildade (turma EM 31) e Cooperação (turma EM 32) e repassou as premiações, em recursos financeiros, fornecidos pelo GEBOP e Escola Técnica Bom Pastor, para os líderes.

Resultado final da Gincana de 125 anos do Bompa

1º lugar: Equipe Responsabilidade (EM 33) - 1.518 ptos.

2º lugar: Equipe Humildade (EM 31) - 1.509 ptos.

3º lugar: Equipe Cooperação (EM 32) - 1.378 ptos.

4º lugar: Equipe Honestidade (EM 21) - 1.040 ptos.

5º lugar: Equipe Respeito (EM 22) - 913 ptos.

6ºlugar: Equipe Cordialidade (EM 23) - 851 ptos.

7º lugar: Equipe Ética (EM 11) - 765 ptos.

8º lugar: Equipe Lealdade (EM 13) - 641 ptos.

9º lugar: Equipe Empatia (EM 12) - 471 ptos.