Palestra com professor de Biologia da UCS envolveu turmas do Ensino Médio

Atividade foi realizada no auditório da Escola Técnica Bom Pastor

O professor doutor em Botânica Felipe Gonzatti, que leciona na Universidade de Caxias do Sul (UCS), ministrou a palestra “Plantas além do verde: resgatando a Scientia amabilis” para, aproximadamente, 100 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor. A atividade, ocorrida na quinta-feira, dia 14 de outubro, no auditório da Escola Bom Pastor, foi organizada pela professora de Biologia, Natália Pellenz, em parceria com a direção e Equipe Pedagógica da Escola Técnica Bom Pastor.

Biólogo de formação, com mestrado e doutorado em Botânica, Felipe Gonzatti alertou os estudantes sobre a “Cegueira Botânica”, uma condição que faz as pessoas deixarem de perceber, conhecer ou mesmo darem importância às plantas que estão ao seu redor. Felipe, que atua como professor de diversas disciplinas na UCS, apresentou slides com diversos exemplares de plantas, explicando a natureza de cada uma aos estudantes e professores de outras disciplinas presentes, sempre reforçando a importância de saber identificar e preservar essas formas de vida.

De acordo com o professor Felipe Gonzatti, a experiência na Escola Bom Pastor foi muito agradável. “Fui acolhido com muito carinho por toda a comunidade escolar, que se mostrou muito prestativa e interessada na atividade proposta. Os alunos foram muito participativos, demonstrando conhecimento amplo sobre botânica. Atividades como essas expõem os alunos a abordagens diferenciadas dos conteúdos didáticos, além de auxiliar eles nas suas escolhas profissionais futuras”, destacou Felipe, que também é curador do Herbário da UCS e taxonomista.