Projeto Trilhar envolveu estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor

Orientação Profissional foi o foco dos encontros realizados nos meses de setembro e outubro

Nos meses de setembro e outubro, as turmas do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor participaram do Projeto Trilhar, que proporcionou um programa completo de Orientação Profissional aos jovens estudantes. Nos encontros, que totalizaram 64 horas e foram realizados com recursos do Fundo Social Comunitário do Sicredi, foram desenvolvidas atividades que trabalharam o autoconhecimento, competências socioemocionais, habilidades e preferências dos estudantes.

Organizado pela empresa Trilhar Orientação Profissional, os encontros contemplaram módulos como a Jornada da Descoberta e Crescimento; Cidadania e Trabalho; Workshop de Elaboração de Currículo e Preparação para Entrevista, além de explorar as Etapas da Seleção e Plano de Ação. As orientadoras vocacionais Catia Braun e Rosani Graebin utilizaram jogos, além de realizar oficinas e workshops, com o objetivo de proporcionar experiências e aprendizados como forma de auxiliar os jovens em suas escolhas, oferecendo condições para a construção de um "projeto de vida" pessoal e profissional.

De acordo com o diretor da Escola Técnica Bom Pastor, Adriano Fiorini, preparar estudantes para o futuro profissional exige um olhar diferenciado. “Como Instituição de Ensino, temos o compromisso de proporcionar as mais diversas condições para auxiliar nossos estudantes a ingressar no mercado de trabalho. O Projeto Trilhar agregou experiências e conhecimentos fundamentais nesse sentido, pois estimulou os alunos do Ensino Médio a compreenderem melhor suas capacidades e preferências”, pontuou o diretor.