Sarau Literário da Escola Técnica Bom Pastor reuniu apresentações artísticas do Ensino Médio

Comunidade Escolar acompanhou encenações no Centro de Eventos

Os estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor, coordenados pelas professoras de Português e Literatura, Gracieli Sperotto; Arte e Expressão Corporal, Graziele Noer; Arte, Iasmin Hennemann; Língua Inglesa, Natália Pellez e Língua Espanhola, Anita Osvald Rattes, além da Equipe Pedagógica, promoveram uma noite de pura arte no 12º Sarau Literário, realizado dia 14 de outubro, no auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis. O sarau iniciou às 19h30min e contou com a apresentação de 11 números artísticos, totalizando três horas de encenações teatrais e apresentações musicais. Um público de, aproximadamente, 500 pessoas, formado por pais e responsáveis, além da Direção, Equipe Pedagógica, professores e comunidade escolar da Instituição de Ensino, aplaudiu com entusiasmo as intervenções artísticas.

O palco do auditório do Centro de Eventos era, por si só, uma manifestação de arte, pois foi decorado de forma temática e criativa por um grupo de alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio. O Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana abriu o Sarau Literário, tocando o melhor da música tradicionalista gaúcha e preparando o público para acompanhar a turma EM 32, que encenou uma adaptação da peça teatral da obra “O Bem Amado”, de Dias Gomes. Na sequência, os estudantes da EM 31 fizeram uma releitura do conto “O Homem Nu”, do escritor brasileiro Fernando Sabino. Após duas primeiras adaptações, que tiveram como foco a crítica social, a turma EM 23 trouxe ao palco interpretações de grandes representantes das artes plásticas e da literatura nacional da Semana de Arte Moderna de 1922.

Mantendo o diálogo com a arte, a turma EM 22 apresentou uma reflexão sobre a essência de obras artísticas e comportamentos sociais. A turma EM 13 veio em seguida e trouxe ao palco do festival um musical com diferentes gêneros musicais, inspirado no filme “Teen Beach Movie”. A turma EM 33 apresentou uma releitura do romance realista brasileiro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, tratando do assunto adultério, tema abordado na obra. Continuando uma apresentação realizada em 2021, na qual encenaram um conto do livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector, a turma EM 21 dramatizou o julgamento dos professores Pablo e Cássio, acusados do homicídio do aluno Abel. Destacando o humor, a turma EM 11 fez uma apresentação sobre a diversidade das regiões brasileiras, com música ao vivo. A turma EM 12 fez uma releitura do livro “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carrol, criticando a falta de liberdade de expressão. Encerrando a noite, a turma 34, combinando música e teatro, criou uma peça teatral inspirada na música “Velório do Juca Torto” de César Oliveira e Rogério Melo, também com música ao vivo.