Turmas de 2º ano do Ensino Médio conheceram as Missões Jesuíticas

Viagem de estudos foi acompanhada por professores de História, Sociologia e Artes

Como parte do projeto pedagógico de 2023, nos dias 6 e 7 de novembro, as três turmas de segundo ano da Escola Técnica Bom Pastor fizeram uma viagem de estudos para a região das Missões Jesuíticas do Rio Grande do Sul, visitando as cidades de Caibaté, São Miguel das Missões, Santo Ângelo e Panambi. Os 52 estudantes, acompanhados pelos professores Fabiano Hanel dos Santos, de História; Sílvio Peters, de Sociologia e Iasmin Hennemann, de Artes, além do responsável pela comunicação e marketing da escola, Marcelo Moura, visitaram o Santuário do Caaró; as Ruínas de São Miguel das Missões; a Praça e a Catedral de Santo Ângelo; o Museu Ferroviário e Memorial da Coluna Prestes; o Museu Municipal José Olavo Machado e também o Museu Militar, na cidade de Panambi.

A viagem de estudos consistiu, principalmente, em oportunizar aos estudantes uma compreensão mais apurada sobre as reduções jesuíticas e dos conflitos ocorridos nessa região, assim como reconhecer a importância dos povos indígenas e sua cultura. A conscientização sobre a preservação do patrimônio material e imaterial também foi um dos objetivos da viagem. A coleta de dados e informações, bem como registros fotográficos e vídeos dos locais visitados, foram de grande valor para os estudantes, tanto para seu aprendizado enquanto cidadãos, quanto para a elaboração de um trabalho, em formato de relatório científico, sobre a viagem.