COOEBOMPA

Equipe de Educadores:
Diretor da Escola Técnica Bom Pastor: Adriano Antônio Fiorini
Orientadores da Cooperativa Escolar: Professor Fabiano Hanel dos Santos
Co-orientadores da Cooperativa Escolar Prof. Me. Everaldo Marini; Professor Darlei Roier

Assembleia de Fundação - 18 de Novembro de 2010:
Coordenadora da Assembleia de Fundação: Mariana Goulart do Amaral
Secretária: Lara Maria Rögelin Flores

Atividades da Cooperativa Escolar:

- Recepções de Cooperativa Escolares
- Máquina de Café

- Confeção de objeto de Aprendizagem

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO
Os alunos da Escola Bom Pastor fundaram na manhã do dia 18 de novembro de 2010, a primeira cooperativa escolar de Nova Petrópolis. Foi um evento ímpar na vida da escola e da comunidade. Além da forte presença dos sócios fundadores, os alunos foram prestigiados por seus professores, por uma comitiva de autoridades do cooperativismo regional (Casa Cooperativa e Sicredi Pioneira), do poder público municipal (Câmara de Vereadores e Poder Executivo de Nova Petrópolis), meios de comunicação, pela mensagem eletrônica da professora Lilia do Instituto Cooperativo de Enseñanza Superior de Sunchales (Argentina), pela direção e equipes pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor e Escola Técnica Bom Pastor.

A criação da Cooperativa Escolar é fruto da irmandade entre Nova Petrópolis - Capital Nacional do Cooperativismo no Brasil e Sunchales - Capital Nacional do Cooperativismo na Argentina. Entre os objetivos da Cooperativa Escolar Bom Pastor - COOEBOMPA estão a educação e a promoção dos princípios e cultura cooperativista, além de estímular os valores da cooperação entre seus associados. Em síntese, a idéia é transformar a cooperativa num grande laboratório de aprendizagem do Cooperativismo, a exemplo dos Pioneiros de Rochdale (Inglaterra) e das belas experiências vividas pelos estudantes do município de Sunchales (Argentina).

A Escola Bom Pastor pretende, ao incentivar a prática cooperativa, desenvolver nos alunos associados uma compreensão adequada do papel das cooperativas e do significado da dimensão econômica e social. Outra razão é a valorização do ser humano como o maior capital de uma cooperativa e de uma escola.

Contato com a Cooebompa:
E-mail: cooebompa@gmail.com